quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Última Estação

Christopher Plummer e Helen Mirren: os gênios também amam
Google Image
Não se trata daquelas adaptações fantasiosas que procuram mostrar o lado romanceado (ou escandaloso, o que é mais comum) de grandes personalidades. O drama A Última Estação fala sobre um gênio literário, o russo Leon Tolstoi, mostra seu jeito controverso, os dilemas que enfrentava e as inevitáveis confusões sentimentais e amorosas. Mas tudo com classe.
Quem vive o escritor, retratado já na velhice, é Christopher Plummer, que pelo papel foi candidato ao Oscar pela primeira vez. Sua mulher, a temperamental Sofia Andreyevna, é interpretada com intensidade pela ótima Helen Mirren, que foi novamente candidata ao prêmio da Academia após vencer por A Rainha.
O roteiro traz outras duas pessas importantes na vida de Tolstoi: seu melhor amigo Chertkov (Paul Giamatti) e o jovem Valentim Bulgakov (James McAvoy), secretário dele. Todos eles se embatem, nos últimos dias do gênio, com uma questão fundamental: o apoio de Tolstoi à comuna, sua negação à propriedade privada, e ao mesmo tempo o que fazer com sua fazenda, que a esposa tenta preservar a qualquer custo. (Ronaldo Victoria)