segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dente Canino

Trama é ambientada numa casa fechada
Google Image
Esse com certeza é um filme diferente de todos os que você já viu. Foi eleito o melhor na Quizena de Realizadores, uma espécie de mostra paralela, do Festival de Cannes do ano passado. Mas pode chocar os espectadores mais sensíveis. Tudo porque o diretor, o grego Yorgos Lanthimos, opta pelo sadismo, pelo desconforto. E isso chega a cansar.
A história, uma espécie de fábula ao contrário sobre a "inocência perdida", mostra um homem que quer deixar a sua família isenta de todos os estímulos ou tentações do mundo moderno. A esposa e os três filhos adolescentes são encarcerados numa casa e nada sabem do que acontece no mundo real.
Toda relação é resolvida entre eles, a ponto de acontecer um incesto, mesmo sem que os filhos, um rapaz e duas moças, saibam o que estão fazendo. A secretária do pai é autorizada a ensinar sexo para o rapaz, mas se apaixona pela filha mais velha. Os jovens matam um gato, por não saberem que bicho é esse, e atiram pedras na direção dos aviões, tentando abater o "pássaro". A cena do dente incomoda, assim como todo o filme, que, claro, é para públicos restritos. (Ronaldo Victoria)