sábado, 18 de junho de 2011

Santiago

O mordomo em seu refúgio: talvez num tempo da delicadeza
Google Image
É mais fácil esperar alguma exibição especial ou uma sessão de cineclube para ver esse belíssimo documentário de João Moreira Salles. Isso porque as locadoras (as que sobraram) não parecem ter interesse, nessa época de downloads e piratas. O filme fala justamente de uma época que passou, mas é bem mais profundo e intenso.
Começa que o autor também se posiciona. Santiago é o mordomo que durante 30 anos serviu sua família num casarão da Gávea, bairro tradicional do Rio de Janeeiro. Salles começou o trabalho em 1992, mas não sentiu que o filme dava "ligava".
Muito tempo depois, quando Santiago já havia morrido, é que ele voltou a ver o material. E fez algo emocionante. Santiago vivia isolado num pequeno apartamento. Vivia no passado, escrevendo páginas sobre nobres de todos os tempos e países, falando de filmes antigos, pensando em arranjos de flores e tocando castanholas. Era infinitamente triste, mas não assumia a tristeza. Não se importava com qualquer mudança, pois vivia no passado. (Ronaldo Victoria)