sexta-feira, 20 de maio de 2011

Centurião

Michael Fassbender vive o romano Quintus Dias
Google Image
Produções com essa temática (que antigamente em Holywood eram chamados de "filmes de saiote e sandália", por causa do figurino dos atores) devem muito para O Gladiador, que em 2000 tirou esse gênero do limbo. Esta aventura não teve tanto sucesso assim, mas merece ser vista. A produção é boa, os efeitos também. Exagera um pouco na violência, e talvez esse seja seu único defeito.
A história se passa em 117, em Roma, quando chega a notícia de que a nona companhia do exército romano se perdeu, ou foi dizimada, na Inglaterra. O que se comentava era a ferocidade dos inimigos ingleses. O fato, contam os livros, realmente aconteceu, mas acontece que nunca se soube o destino da tal companhia.
Aqui se cria uma explicação para o sumiço, com a missão dada a Quintus Dias (Michael Fassbender) de resgatar os romanos. A expedição, claro, é cheia de sobressaltos, para justificar a história. Chama a atenção uma inimiga particularmente poderosa, uma espécie de bruxa vivida pela russa Olga Kurylenko, a bondgirl do mais recente filme de 007. (Ronaldo Victoria)