terça-feira, 12 de abril de 2011

Rio

Casal de araras azuis ao lado do tucano: aventura brasileira
Google Image
A primeira (e óbvia) coisa que acontece ao espectador de Rio, principalmente se optar pela versão em 3D é um deslumbramento com a técnica. A precisão dos detalhes da paisagem carioca é tanta que faz a gente pensar que foi uma fotografia adaptada ou algo do tipo. E dá vontade de ler sobre o making of para descobrir como foi realizado e quanto tempo levou.
A outra é que se trata de uma história bastante divertida e que, milagre, não fala do Rio de Janeiro de um jeito estereotipado. Claro que tem tudo a ver com o fato de ser criação de um carioca, Carlos Saldanha, que depois do fenômeno A Era do Gelo, fala de sua terra em Hollywood. Há samba, há desfile de Carnaval, mas tudo parece real.
A história fala sobre Blu, uma arara azul macho capturada e levada para o gelado estado de Minessota, onde é criado com amor pela bibliotecária Linda. Um dia chega um pesquisador e diz que Blu precisa cruzar com uma fêmea para garantir que a espécie não será extinta. Em terras cariocas, o que se segue é uma aventura que prende a atenção em todos os minutos. Para todas as idades. (Ronaldo Victoria)