terça-feira, 26 de abril de 2011

Meu Último Desejo

Os quatro filhos reunidos para o velório
Google Image
Será que família é tudo igual, seja em que parte do mundo for? Cada vez mais acredito que sim. E essa comédia chinesa, em co-produção americana, é mais uma a mostrar que sim. Tudo começa com a notícia da morte da senhora Xiao (Lisa Lu), uma matriarca tipicamente oriental. Ou seja, criou os quatro filhos sozinha e atormentou a vida do quarteto o quanto pode.
Tanto que os quatro estão espalhados pelo mundo e mal se falam. Uma é estrela de filmes de kung fu, lésbica assumida e com uma namorada espalhafatosa. Outro é um playboy com pouca coisa na cabeça. As outras duas moças são uma médica careta e uma ansiosa que não consegue parar de comer.
A leitura do testamento diz que eles terão de fazer um funeral que siga todas as milenares tradições chinesas. Quer dizer, dura vários dias. E terão de se entender durante esse tempo. Tudo é controlado pela fiel secretária Viola (Talia Shire, que na juventude foi a Adrian de Rocky). Mas o final guarda uma surpresa para os filhos, e também para o público. (Ronaldo Victoria)