quinta-feira, 24 de março de 2011

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar

O menino encontra a sua peixinha dourada
Google Image
Num tempo em que os desenhos animados andam cada vez mais em alta, a indústria americana não pára de supreender com novas aventuras e um investimento maçico na nova técnica do 3D, que nem é mais tão novidade assim. Pois existe uma alternativa, vem do Japão e seu nome é Hayo Myazaki. Ele tem 70 anos, já realizou 23 animações e faz tudo sem uso de computador, de forma quase totalmente artesanal.
Seu maior sucesso no Brasil e no mundo é A Viagem de Chihiro, que ganhou o Oscar, superando o poderio americano no setor. Outras características de Myazaki também estão presentes nessa obra: o lirismo e a forma idealizada com que retrata a infância. Embora algumas passagens possam assustar o olhar ocidental.
A história fala sobre Souki, um menino que vive quase sempre apenas com a mãe, porque o pai é capitão de um navio. Por isso eles vivem numa cidade litorânea. Um dia, brincando na praia, ele salva a peixinha dourada Ponyo, que estava com a cabeça presa num pote de geléia. Os dois ficam amigos. Mas o feiticeiro do fundo do mar, Fujimoto, que já foi humano, exige que Ponyo volte. Então ela resolve se tornar humana. O resultado é encantador. (Ronaldo Victoria)