quinta-feira, 31 de março de 2011

Minhas Mães e Meu Pai

Annette Benning e Juliane Moore são casadas há 20 anos
AllMovie Photo
Embora esta comédia desperte grande simpatia, é inevitável dizer que é mais importante para a discussão de comportamentos do que para o cinema. Até porque está longe de ser uma obra-prima. O que o filme dirigido por Lisa Cholodenko, que entende do assunto pois foi diretora da série L World, tem de bom é fazer uma certa parcela do público ainda refratária a mudanças, perceber que o mundo mudou.
E a família também. Tanto que se trata de um núcleo com duas mães, Nic (Annette Bening) e Jules (Juliane Moore). Casadas há 20 anos, elas conseguiram um doador de esperma, e cada uma engravidou em uma época. Nic teve Joni (Mia Wasikovska, a Alice de Tim Burton) e Jules deu à luz a Laser (Josh Hutecherson).
Como Joni fez 18 anos, tem direito de saber a verdade. Então os dois irmãos conhecem Paul (Mark Ruffalo), o pai biológico. A novidade faz a família tremer. O elenco, claro, é ótimo e segura todas as pontas. Não chega a brilhar, mas mostra que gays tem os mesmos dramas que qualquer pessoa. O que reforça a primeira frase desse comentário. (Ronaldo Victoria)