quarta-feira, 16 de março de 2011

Cela 211

Luis Tosar comanda a cadeia espanhola
Google Image
O gênero filme de cadeia (sim, já se pode falar assim) tem muitos pontos em comum, seja no Brasil, nos Estados Unidos ou na Espanha, que é onde se passa este. Há também varios clichês, como o rapaz novinho que é abusado e vira fera, o chefão que controla tudo, o delator que paga com a vida. Mas é o caso de se perguntar: serão lugares-comuns no cinema ou o retrato de uma situação que não muda?
Sem entrar no mérito sociológico, Cela 211 consegue chamar a atenção porque conta pelo menos com um ponto de partida diferente. Mostra nas primeiras cenas a vida de Juan (o argentino Alberto Amman), que vai atuar como carceireiro e decide, um dia antes, conhecer seu ambiente de trabalho.
Acontece que é surpreendido por uma rebelião e deixado inconsciente em frente à cela com o número do título. Então, resolve se passar por presidiário, já que certamente seria morto se contasse sua real profissão. Precisa lidar com Malamadre (Luis Tósar), o xerife do pedaço, e com muitas outras situações até conseguir sair. (Ronaldo Victoria)