sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os Famosos e os Duendes da Morte

Henrique Larré e Tuane Eggers: trama diferente
Google Image
É a estréia de longa-metragem de Esmir Filho, cineasta paulistano que fez carreira em curtas, especialmente com Tapa na Pantera, fenômeno no You Tube. Para seu primeiro drama longo, ele fala exatamente da internet, e como hoje para jovens o meio não é acessório mas algo que marca a geração. E escolhe um clima meio sonhador, quase uma viagem de erva, se não parecer idéia fixa.
O herói (vivido pelo ator local Henrique Larré) tecla na internet com o nome de Mr. Tambourine Man, conhece uma menina com o nick Jingle Jangle, outra referência a Dylan, vivida por Tuane Eggers. Tem uma amizade algo ambígua com um rapaz da sua idade e uma mãe que conversa com o cachorro como se fosse um filho, para superar a solidão.
Tudo se passa numa pequena cidade gaúcha, de colonização alemã, e mostra como a internet acaba sendo uma fuga para quem não suporta viver num lugar onde todo mundo se conhece, e tudo é pequeno. A ponto de aparecer uma ponte em que o suicídio pode ser uma saída. Pesado e diferente. (Ronaldo Victoria)