segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Grey Gardens

Jessica Lange e Drew Barrymore: mãe e filha decadentes
Google Image
Comédia ou drama? Fica um pouco difícil de rotular esse filme feito pela TV a cabo HBO que deu a Drew Barrymore o Globo de Ouro. Se definido como comédia, deixa um travo bastante amargo, já que se trata de um retrato da decadência feminina, e sem retoques. As heroínas são Eddie Bouvier Bale e sua filha de mesmo nome.
Depois de viver um passado de glórias, as duas se veem abandonadas. A mãe, pianista frustrada, achava que poderia se dar bem sem o apoio do marido milionário. A filha, sem quase nada na cabeça, tentou ser atriz mas só conseguiu pequenos papéis graças a favores sexuais prestados a produtores casados.
Em 1975, a notícia chocou os Estados Unidos. A casa em que viviam, a Grey Gardens do título, localizada na badalada cidade litorânea East Hampton, foi interditada por falta de condições sanitárias. Até a ex-primeira dama, Jackeline Kennedy, tia e prima delas, se envergonha pelo fato. Drew e Jessica Lange, apesar de um certo exagero da segunda, brilham intensamente em cena. (Ronaldo Victoria)