quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Último Dançarino de Mao

Chengwu Guo vive o protagonista quando adolescente
Foto: AllMovie Photo
O livro em que Lin Cunxin fala sobre a sua vida na China e a descoberta do talento como bailarino alcançou grande sucesso em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. A versão para o cinema era inevitável e surge sob a direção segura de Bruce Beresford. Porém, não havia espaço para tanta aventura, limando boa parte da infância do personagem.
Assim, ficaram de fora as dificuldades até para subsistência do casal e dos sete filhos, que comiam apenas inhame seco. Lin explicava as diferenças entre os filhos e as peculiaridades da cultura chinesa. Aqui tudo ficou centrado na descoberta da dança não apenas como arte, mas meio de vencer a miséria, como o futebol ainda é para tantos meninos brasileiros.
Lin (vivido por Chengwu Guo como adolescente e Chi Cao na vida adulta) é visto por olheiros de Pequim na pequena aldeia onde vive. Vira um grande bailarino, é convidado a passar um tempo nos Estados Unidos, mas decide ficar. O que causa grande problema, já que é a época da Revolução Cultural de Mao Tsé Tung. (Ronaldo Victoria)