sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Grande Dia

Casamento islandês termina em barraco
Foto: Google Image
O que você conhece da Islândia, além da cantora Bjork e daquele vulcão de nome impronunciável? Então dê-se ao luxo de descobrir essa comédia muito divertida. O tema, claro, é o casamento, e toda a sua ligação com a família. O resultado fica num nível próximo a de filmes que investem na sátira corrosiva como o italiano Parente é Serpente, de Mario Monicelli, e o americano Cerimônia de Casamento, de Robert Altman.
O início é tranquilo, mostrando os preparativos para a união de Inga (Nanna Kristin Magnunsdottir) e Badir (Björn Hlynur Haraldsson). A noiva queria uma cerimônia charmosa, então escolheu uma pequena igreja rural. Com isso, saem dois ônibus, cada um para uma família. Só que parece que apenas a família do noivo guardou o caminho.
Enquanto os dois veículos se perdem e não acertam, as famílias começam a lavar toda a roupa suja guardada, por conta do estresse. Brigas viram guerras, casais não se entendem, gays saem dos armários, filhos se revoltam com os pais... Enfim, quem diria que num lugar frio como aquele (aliás, as paisagem são bens bonitas) os barracos não são quentes? (Ronaldo Victoria)