sábado, 11 de setembro de 2010

Quincas Berro D'Água

Paulo José (centro) interpreta o rei da malandragem
Foto: Google Image
Este ano começou outra vez um eterno retorno da obra de Jorge Amado, autor que nunca fica muito tempo esquecido pelo cinema e pelas novelas de TV. Ainda no final de 2010 deve estrear a nova aversão de Capitães de Areia, dirigida por uma neta de Amado. Esta versão é bastante agradável, diverte sem fica apenas no lado folclórico, risco que sempre se corre.
O herói é Quincas, advogado burguês que deixa de lado a família para cair na farra em Salvador. Ele não suporta as convenções sociais e acredita ser mais feliz ao lado de malandros e prostitutas. O apelido vem do fato de ter gritado uma vez que lhe ofereceram água, e não a cachaça com que se acostumou. Um dia acontece o inevitável: ele morre e seu enterro vira um acerto de contas entre os dois lados de sua vida.
As cenas divertem graças ao bom elenco. Paulo José, além do enorme talento, mostra a força de ter de permanecer imóvel em boa parte do tempo. Mariana Ximenes surpreende como Wanda, a filha reprimida, e Marieta Severo poderia ter aparecido mais. Mas é preciso relevar uma visão um tanto simplista de Amado, que dividia a humanidade entre burgueses mal amados e malandros de bom coração. Hoje a vida não é mais tão romântica. (Ronaldo Victoria)