quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A Origem

Joseph Gordon-Levitt e Leonardo DiCaprio: invasores de sonhos
Foto: AllMovie Photo
Chegou com estardalhaço nas salas de cinema esse filme que vem sendo saudado por nerds e descolados como um dos melhores de todos os tempos. No maior site especializado no assunto, o Internet Movie Database, já está em quarto lugar na votação dos internautas como a melhor produção de toda a história do cinema? Exagero? Pior que não. Merece.
O diretor Christopher Nolan costuma ser pretensioso e chato, como no Batman chato, mas tem muito a dizer. E quanto às críticas de que não dá para entender a trama, francamente me parece preguiça de pensar. Claro que é complicado, exige que o espectador pare para pensar mais de uma vez. Feito isso, é uma beleza.
A história fala sobre Cody (Leonardo Di Caprio), chefe de uma quadrilha de ladrões industriais que consegue descobrir segredos graças à incrível habilidade de invadir sonhos alheios. Um dia é convidado para fazer uma "inserção", ou seja, plantar uma ideia na cabeça de um jovem herdeiro. Daí acontece toda a trama que prende a atenção do começo ao fim. E os efeitos são fantásticos. (Ronaldo Victoria)