sábado, 21 de agosto de 2010

Opium

Kirsti Stubo: tratamento medieval num hospício
Foto: Google Image
Produzido na Hungria, país que raramente tem espaço para seus filmes em nosso mercado, sem dúvida se trata de uma opção diferente. Sabe aquele clichê que diz que um filme é perturbador e com clima sombrio? Pois é, aqui é realmente verdade. Vai ficar difícil alguém não se afetar depois da produção.
Tudo se passa no começo do século passado. O personagem principal é o médico e escritor Josef Brenner (o dinamarquês Ulrich Thomsen), que trabalha numa clínica psiquiátrica. Por estar sofrendo de bloqueio mental e não conseguir mais escrever, ele se torna viciado em morfina. Acaba conseguindo emprego num hospício antiquado, onde se sente atraído pela misteriosa Gizela (Kirsti Stubo).
A moça acredita ter sido engravidada pelo vento e tem crises delirantes de possessão. As cenas de sexo entre ela e o médico são fortes, assim como as tomadas em que o doutor é seduzido por uma freira louca por sexo. Para completar, os tratamentos são radicais, incluindo uma lobotomia. Para espíritos menos impressionáveis. (Ronaldo Victoria)