terça-feira, 27 de julho de 2010

Palavra Encantada

Chico Buarque é um dos astros do documentário
Foto: Google Image
Esse belo documentário foi lançado há mais de um ano nas salas de cinema e talvez seja difícil de encontrar nas locadoras. É um produto alternativo, diferenciado, mas que tem um resultado que passa longe do difícil, do pretensioso. Ao contrário, o filme dirigido por Helena Solberg é de fácil assimilação. O tema, como demonstra o título, é a ligação entre música e poesia.
Chama a atenção o depoimento de Chico Buarque dizendo não se considerar um poeta. Como assim? Será modéstia do rapaz? Afinal, um letrista de renome, como Paulo César Pinheiro, afirma ser Chico o maior exemplo do poeta musical. Mas o autor de Construção (a letra é ou não uma poesia?) prefere creditar a Cartola esse status. E lembra da dificuldade que teve, no início da carreira ao colocar melodia em Funeral de um Lavrador, de João Cabral de Mello Neto, poeta que assumia não gostar de música.
A lista de músicos e cantores é muito interessante: Maria Bethânia, Martinho da Vila, Lenine, Adriana Calcanhoto, Arnaldo Antunes e muitos outros. Vale por uma aula rica e nada chata sobre música e poesia. (Ronaldo Victoria)