quinta-feira, 8 de julho de 2010

Harry Brown

Michael Caine na pele do coroa vingador
Foto: Google Image
A capinha do DVD força uma comparação com Gran Torino, filme estrelado por Clint Eastwood. O tema desse tipo de produção é sempre polêmico (afinal, se fala de fazer justiça com as próprias mãos), o que dá margem a filmes bons como o de Eastwood ou coisas mais radicais como Desejo de Matar, com Charles Bronson. A diferença é que também conta aqui com um grande ator encabeçando o elenco, o inglês Michael Caine.
Caine é aquele tipo de artista com autoridade suficiente para convencer em qualquer tipo de papel, dos mais dramáticos aos satíricos. Aqui ele vive um viúvo amargurado, o Harry Brown do título, que vive num daqueles conjuntos habitacionais infectos de Londres. Um dia, seu melhor amigo é morto por uma gangue de garotos malfeitores que toma conta do pedaço.
Apesar de contar com apoio de uma policial, Alice (Emily Mortimer), ele percebe que não conseguirá ver os culpados punidos se não agir pelas frestas da justiça. Ele chega a entrar em contato com perigosos traficantes de armas. O roteiro é tão envolvente que fica difícil não torcer para que os malandros se dêem mal. (Ronaldo Victoria)