domingo, 27 de junho de 2010

Rio Congelado

Melissa Leo interpreta mãe em luta pela sobrevivência
Foto: AllMovie Photo
Ainda pouco conhecida pelo público brasileiro, a atriz Melissa Leo surpreendeu ao ser indicada ao Oscar do ano passado por sua interpretação nesse drama comovente. A estatueta foi para Kate Winslet, mas Melissa conseguiu enfim ser notada. Pura justiça, já que ela é a alma deste filme. Aliás, para ser justo memso, ela e Misty Upham, que interpreta Lilly.
Ray, a personagem de Melissa, e a esquimó Lilly, têm em comum, além do fato de morarem num lugar com temperaturas baixíssimas, a maternidade em crise, embora em caminhos opostos. Lilly teve o filho tirado de sua companhia. Já Ray se vê com dois garotos para criar enquanto o marido, um malandro viciado em jogo, foge de casa.
Como o rio que atravessa o lugar congela no inverno mais rigoroso, as duas entram num perigoso esquema de bancar coiotes, atravessando imigrantes legais pela fronteira do Canadá. Enfrentam perigos, podem perder até os filhos de vez se pararem na cadeia, mas vale a pena acompanhar essa aventura em cada detalhe. (Ronaldo Victoria)