terça-feira, 15 de junho de 2010

Preciosa

Gabourey Sidibe: abusada pela própria família
Foto: AllMovie Photo
É um drama de impacto, para provocar lágrimas e revolta. A produção é dividida entre Tyler Perry, especialista em filmes quase de auto-ajuda para a comunidade afroamericana, e a poderosa Oprah Winfrey. Ou seja, teria tudo para agradar apenas a uma parcela restrita do público, mas garantiu interesse total graças à força de sua história. O diretor, Lee Daniels, foi indicado ao Oscar e poderia ser o primeiro cineasta negro a ficar com a estatueta.
Premiados foram o roteiro, de Geoffrey Fletcher, e a sensacional interpretação de Mo'Nique como Mary, a mãe carrasca. Antes apenas comediante exagerada, ela arrepia em cena. Trata a filha, Precious (Gabourey Sidibe, também indicada ao Oscar), a pancadas e a submete a todo tipo de tortura. A menina, obesa e com auto-estima zero, é violentada pelo próprio pai e engravida duas vezes. É feita de empregada pela mãe, que quer viver apenas às custas da assistência social.
Tudo munda quando Precious, ainda praticamente analfabeta, vai a uma escola especial e conhece uma professora, Miss Rain (Paula Patton) e várias meninas como ela. Dois astros da música pop, Mariah Carey e Lenny Kravitz, surpreendem em cena na pele de uma assistente social e um enfermeiro. Assista e tenta não chorar. (Ronaldo Victoria)