segunda-feira, 7 de junho de 2010

Piratas do Rock

Philip Seymour Hoffman é o DJ americano The Count
Foto: AllMovie Photo

Esta divertida comédia é mais obviamente indicada aos amantes do rock, já que se trata acima de tudo de uma declaração de amor ao ritmo musical. O rock é visto não apenas como música, mas principalmente como um estilo de vida contra a caretice dominante. E ajuda mais ainda o fato de a história ser ambientada nos anos 1960, mais especificamente em 1966, época em que a atitude roqueira valia bem mais do que nesses tempos de pose e comercialismo. O responsável é Richard Curtis, diretor que entende de comédia como já provou nos filmes Um Lugar Chamado Notthing Hill e Simplesmente Amor.
Tudo acontece num tempo em que na Inglaterra a BBC dominava o rádio e só veiculava por dia 40 minutos de música popular. É contra esse estado de coisas que se revolta um grupo de radialistas que cria uma rádio pirata especializada em rock. Eles ficam num barco pesqueiro ancorado na costa britânica. Logo a programação passa a fazer sucesso e incomoda não apenas a rádio dominante, mas o governo.
Tudo é mostrado com muito humor. Alguns chatos disseram que o assunto seria mais sério, mas é bobagem. Melhor protestar rindo, não? Outro ponto forte é o elenco, com Philip Seymor Hoffman como o americano The Count e Kenneth Branagh na pele do ministro linha-dura que quer tirar os caras do ar. O final tem uma seleção com capas de discos que mudaram os jovens. Diversão bacana. (Ronaldo Victoria)