terça-feira, 8 de junho de 2010

Paixão pela Velocidade

Eric Bana ao lado de seu objeto de paixão
Foto: Google Image

Galã australiano e astro de filmes como Hulk, Munique e Tróia, Eric Bana estreou na direção com esse documentário que poderia ser rotulado com a antiga expressão ego trip. Ou seja, é uma viagem ao próprio ego. No filme o ator de 40 anos (filho de imigrantes croatas, seu nome real é Eric Banadinovich) fala da paixão pelo carro Ford Falcon XB coupe, que comprou quando tinha 15 anos.
Com ele, chamado carinhosamente ou não de The Beast (a fera), Bana participa de ralis por sua terra natal e garante ser o melhor meio de relaxar durante os intervalos das grandes produções em que atua. O roteiro mostra como o ator mantém na Austrália um cotidiano totalmente distante do glamour de Hollywood.
É legal ver como ele consegue não se afetar pelo brilho falso das celebridades. Ao mesmo tempo, soa pretensiosa a forma como o próprio Bana se mostra fazendo um "esforço" para comparecer ao lançamento de um filme. Fica claro que ele se julga superior aos outros. As entrevistas com o apresentador Jay Leno e o psicólogo Phil McGraw, sobre a importância de ter um hobby, são de uma tremenda superficialidade. Enfim, para o cinema talvez Eric Bana seja mais interessante vivendo personagens do que sendo ele mesmo. (Ronaldo Victoria)