segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus

Heath Ledger em sua última aparição no cinema
Foto: AllMovie Photo
O filme ficou tristemente famoso pela tragédia de seu ator principal: Heath Ledger morreu em janeiro de 2008, aos 28 anos, durante as filmagens. A princípio, pensava-se que o diretor (Terry Gilliam, o único americano do sensacional grupo de britânico de humor Monthy Python) iria desistir de continuar. Porém, acabou achando uma originalíssima saída quando três amigos de Ledger (Jude Law, Johnny Depp e Colin Farrel) dividiram as cenas restantes.
Talvez em outro tipo de obra isso soasse esquisito demais. Os filmes de Gilliam, porém, são centrados na fantasia ou no delírio mesmo, como preferem alguns. Ele não tem meio-termo: ou acerta, como no caso de Brazil ou Pescador de Ilusões, ou faz coisas insuportáveis como Medo e Delírio ou Contraponto.
Esse aqui fica mais para o segundo time. O roteiro fala sobre uma companhia de teatro mambembe, liderado pelo tal Doutor Parnassus (Christopher Plummer), que promete aos espectadores a entrada em um mundo paralelo. É um estilo diferente, mas o que aconteceu com Ledger pode ter deixado o diretor e o elenco abalados. Pena. (Ronaldo Victoria)