sábado, 26 de junho de 2010

Nine

Todas as mulheres do mundo de Guido (Day Lewis) em cena
Foto: AllMovie Photo
É a versão cinematrográfica (com direção de Rob Marshall, o mesmo de Chicago e Memórias de uma Gueixa) de um musical da Broadway. Que por sua vez bebeu na fonte original de Federico Fellini e um de seus maiores clássicos, Oito e Meio. Gerou muita expectativa e centenas de matérias sobre sua preparação, por conta também do elenco charmosíssimo. Isso explica a grande decepção que causou na chegada às telas.
O problema, além dessa overdose de notícias, é o fato de tudo ser bonito, limpo, e com a sensação de vazio. Faltou alma. Até mesmo o astro Daniel Day Lewis chega a soar caricato na pele do protagonista, com seu sotaque italianado fake. Ele é o cineastra Guido Contini que, durante uma crise criativa, examina as mulheres de sua vida.
O elenco feminino é muito charmoso. Vai de Fergie, do Black Eyed Peas, como uma prostituta italiana, a Sophia Loren na pele da mama. Judi Dench vive a figurinista, Nicole Kidman não brilha como a estrela do filme e Kate Hudson é uma surpresa interpretando a canção mais legal, Italiano. As melhores presenças, porém, são a francesa Marion Cottilard como a esposa traída e a espanhola Penélope Cruz, a amante fogosa. (Ronaldo Victoria)