domingo, 13 de junho de 2010

Invictus

Morgan Freeman e Matt Damon: o presidente e o atleta
Foto: AllMovie Photo
Com a bola rolando na Copa do Mundo da África do Sul, fica ainda mais interessante assistir a este drama histórico. O filme dirigido por Clint Eastwood é importante para que se comprenda melhor um momento fundamental na história do país: a transição do cruel e injusto regime do apartheid, baseado na segregação racial, para a democracia. E mostra também como o esporte pode influenciar a política, nos dois sentidos.
O personagem principal é Nelson Mandela, vivido por Morgan Freeman. O roteiro mostra o momento em que ele deixa a prisão, após 27 anos detido, e se torna o primeiro presidente negro do país. Mostrando ser de fato um estadista, Mandela faz o que os opositores não esperavam dele, ou seja, evita a vingança, esquece o passado e quer unir os dois lados.
Uma oportunidade de ouro surge em 1995, quando a África do Sul sedia a copa mundial de rúgbi, esporte mais praticado por lá. O problema é que a Seleção sempre foi vista como símbolo do regime branco. Porém, com a juda do capitão, François Pinnear (Matt Damon), Mandela quer mudar o jogo. Empolgante. (Ronaldo Victoria)