quinta-feira, 3 de junho de 2010

Garota Fantástica

Ellen Paige (ao centro) é a heroína patinadora
Foto: Google Image

É interessante o retrato feito do universo feminino por esse filme que marca a estreia de uma atriz famosa, Drew Barrymore, atrás das câmeras. Não foi sucesso nos cinemas brasileiros, mas até se pode entender, porque sua ambientação acontece num meio americano demais: as competições entre patinadoras, que envolvem muito mais violência (e um viés meio voyer da platéia masculina) do que esporte. Algo facilmente rotulado como de maus gosto.
A personagem principal é Bliss, vivida por Ellen Paige, após o grande sucesso que conseguiu com a comédia Juno, fenômeno pop de 2008. Ela é uma garota preparada pela mãe neurótica, interpretada por Marcia Gay Harden (perfeita para esse tipo de papel) a competir em concursos de miss numa pequena cidade. Claro que para a garota, de 17 anos, aquilo é ums acrifício.
Um dia descobre o grupo de patinadoras radicais e resolve que fará a mudança mais inesperada de sua vida. Deixará os eventos de uma feminilidade "anos 50", como diz para a mãe, para ser a guerreira tatuada e que sai no braço com as adversárias. Drew também atua e o elenco também tem Juliette Lewis, em fase bem baranga, como a vilã. (Ronaldo Victoria)