quinta-feira, 10 de junho de 2010

Brideshead - Desejo e Poder

Ben Whisham e Matthew Goode: relação complicada
Foto: AllMovie Photo

O título se refere a uma imponente mansão inglesa do início do século passado. O que já mostra que se trata de um daqueles típicos dramas britânicos, com gente chique de sotaque impecável. Pessoas que jamais dão escândalo, nunca revelam o que sentem e, talvez por isso mesmo, possuem ironia cortante e amargura exagerada. Como o autor Evelyn Waugh, autor do livro em que o longa é baseado. A primeira versão, feita há 30 anos, revelou Jeremy Irons como Charles.
Aqui quem faz o papel é Matthew Goode, que tem bom desempenho ao lado de Ben Whisham, o frágil Sebastian. O relacionamento amoroso e sexual entre os dois fica claro agora, ao contrário da primeira versão. E o que atrapalha, além da repressão à homossexualidade naquela época, é o fato de serem de classes sociais diferentes. Charles é proletário, entrou na universidade com bolsa de estudos, enquanto Sebastian representa a alta burguesia.
Tudo se complica ainda mais quando Charles se envolve com Julia (Hayley Atwell), justamente a irmã de Sebastian. Aí entra em cena Lady Marchmain, a matriarca feroz interpreta com talento por Emma Thompson. Opção de classe. (Ronaldo Victoria)