segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Fenômeno Lázaro

Ian McCormack sobreviveu ao ataque de água-viva
Foto: Google Image

É uma opção curiosa, não exatamente satisfatória, assistir a este documentário. Primeiro que a produção é bem simples, quase tosca. Além de dramatizar duas histórias sobre o tema principal —— a vida após a morte ——, tem cenas de um programa de televisão que destaca assuntos variados, e os efeitos especiais e ambientação são bastante grosseiros, algumas até caindo no humorismo voluntário.
O título tem a ver com Lázaro, o homem que, de acordo a Bíblia, morreu e foi ressuscitado por Jesus Cristo. É nisso que o roteiro quer nos fazer acreditar, que é possível retornar após ser dado como clinicamente morto. A primeira história fala sobre o nigeriano Daniel Ekechukwu, que chegou a ter o corpo preparado para o velório, mas voltou. E hoje ele é um dos pastores mais procurados da Nigéria.
A segunda destaca o drama do surfista neozelandês Ian McCormack, que foi atacado por um dos seres mais venenosos do mar, uma água-viva. A narrativa mostra sua angústia depois de ser recusado por taxistas (um chinês e um indiano) a ser levado no hospital. É polêmico e acetiá-lo pode ser uma questão de fé, não de bom gosto. (Ronaldo Victoria)