quinta-feira, 20 de maio de 2010

Distúrbio

Mauricinhos e patricinhas adeptos do bullying
Foto: Google Image

O tema central deste drama inglês está (infelizmente) muito na moda: o bullying. Ou seja, fala daquele comportamento agressivo em que uma turma de alunos faz tortura, tanto física quanto psicológica, contra uma vítima escolhida ao acaso ou não. O bullying é uma atitude covarde, já que sempre escolhe os mais fracos, que não se enquadram no padrão. O problema, no caso deste filme, é que a narrativa foge cada vez mais do realismo, adquirindo tons estranhos e difíceis de engolir. A ponto de o espectador, em certo momento, torcer para que os valentões sejam eliminados. O que também é perigoso, ou não?
Tudo começa quando Darren (Calvin Dean), estudante do ensino médio, o mais gordinho e nerd, acaba cometendo suicídio, cansado de ser vítima das ameaças. Hostilizado pela turma mais popular, ele era apaixonado por Justine (Tuppence Middleton), que nem ligava para ele. Acontece que a garota é eleita representante da turma, ganha uma vaga para a universidade e começa a se envolver com Bradley (Alex Pettyfer), o bonitão da turma e o mais perigoso da escola.
Justine fica dividida entre descobrir o que levou Darren a se matar ou se acostumar com a popularidade. Nisso, o fantasma do gordinho passa a atacar. Poderia ser uma boa história sobre um fenômeno novo nas escolas. Pena que a direção optou por transformar tudo num raso terror adolescente. (Ronaldo Victoria)