terça-feira, 4 de maio de 2010

Chèri

Michelle Pfeiffer: a dor e a delícia de ser madura
Foto: AllMovie Photo

Não fez o sucesso esperado nas cinemas esse romance que une mais uma vez o brilhante diretor inglês Stephen Frears e a estrela Michelle Pfeiffer, que continua talentosa e linda depois dos 50 anos. Os dois já haviam trabalhado juntos no sensacional Ligações Perigosas. Aqui a base é um romance da francesa Colette e mais uma vez a adaptação ficou a cargo do dramaturgo Christopher Hampton, que também fez o roteiro de Ligações.
Colette falava, com uma visão feminina e açucarada, de um tempo que ficou conhecido, principalmente na Paris onde ela vivia, como Bèlle Epoque. Mas a época, o começo do século passado, não era tão bela quando se trata de valorização feminina. É o que se retrata aqui, por meio de Léa (Michelle), uma cortesã, espécie de prostituta de classe, que se retira e se apaixona perdidamente por Chèri (Rupert Friend).
O rapaz, filho de uma ex-colega de Léa, Madame Peloux (Kathy Bates), é mimado e curte ser sustentado por ela. Até que a mãe, para alfinetar a ex-amiga, decide que está na hora de ele se casar com uma garota de sua idade. O texto é brilhante e mostra, com um toque de amargura, a dor de envelhecer e se sentir solitário. Descubra. (Ronaldo Victoria)