sexta-feira, 7 de maio de 2010

Caprica

Esai Morales e Eric Stoltz são os patriarcas rivais
Foto: Google Image

É o piloto de uma série de ficção científica que estreou este ano. Está ligada a Battlestar Galactica, até porque mostra os eventos que aconteceram 58 anos antes e que deram origem à batalha. Os personagens principais são os líderes das famílias rivais, os Graystones e os Adamas, e o tema principal é o desenvolvimento da inteligência artificial e seus efeitos (mais negativos que positivos, destaca o roteiro) sobre as relações humanas.
Joseph Adama (Esai Morales), pai do futuro comandante William Adama, e Daniel Gresytone (Eric Stoltz), são os patriarcas. Adama é o proprietário de uma empresa de informática que lidera a venda de robôs cylons, máquinas quase humanas. Cenas de bom efeito mostram também um aparelho, como se fosse uma mistura de ipod e walkman, em que se pode mergulhar direto numa realidade virtual.
O roteiro é bem feito, e também destaca a crise de Zoe (Alessandra Torresani), filha adolescente de Greystone, dividida entre as duas realidades e encarando a rebeldia própria da fase. Mas é o tal negócio: quem é fã de ficção científica adora, quem não é boceja. Dificilmente quem não curte esse tipo de história vai aproveitar. (Ronaldo Victoria)