quarta-feira, 26 de maio de 2010

Amor sem Escalas

George Clooney e Vera Farmiga: relações em trânsito
Foto: AllMovie Photo

Não é apenas a presença charmosa e carismática de George Clooney que chama a atenção para esse drama com toques cômicos. Ou seria uma comédia com tons dramáticos? A indefinição de gêneros só mostra como o filme consegue ser profundo ser sem ser chato. Mérito do belo elenco, de um roteiro muito bem escrito e da direção precisa do jovem Jason Reitman, que já havia realizado Juno e mostra que é um cineasta em que se deve prestar sempre atenção.
A história é centrada em Ray Bingham (Clooney), executivo que vive no ar (tradução literal do título, Up in The Air). Ele consegue atingir a marca das 10 milhões de libras voadas pela mesma companhia aérea, o que lhe garante um cartão vitalícia. Pela suas contas, passou 321 dias do ano anterior fora de casa. Seus papos, até com a bela Alex (Vera Farmiga), com quem flerta, são sobre dicas para não perder tempo em aeroportos ou saber a melhor locadora de carros.
O trabalho de Ray é tão desumano quanto ele vem se tornando. Ele é contratado por uma empresa que avisa funcionários de outras companhias que eles foram demitidos. Para isso conta com a parceria da jovem Natalie (Anna Kendrick). É uma bela e emocionante metáfora sobre o que estamos fazendo com a nossa vida hoje em dia, sobre como vivemos sem os pés no chão e cultivando apenas relações passageiras. Perfeito. (Ronaldo Victoria)