segunda-feira, 5 de abril de 2010

Os Fantasmas de Scrooge

Jim Carrey atuou na pele do velho avarento
Foto: AllMovie Photo

Quando entrou em cartaz nos cinemas, no início de dezembro passado, não foi o sucesso que os produtores esperavam. Resta saber como vai se sair essa fantasia nas locadoras de DVD. O problema é que sua temática é bastante natalina e para alguns pode ficar estranho assistir no meio do ano. Mas isso é o de menos. A técnica é deslumbrante. Atores viveram a história, que depois foi adaptada como se fosse animação.
O diretor Robert Zemeckis, que já ganhou o Oscar por Forrest Gump, já utilizou a técnica em Expresso Polar (também com ambientação no Natal) e Beowulf, este sobre um herói. Aqui a matriz é um conto imortal de Charles Dickens, que já serviu de inspiração para Walt Disney criar o Tio Patinhas e para várias produções.
O personagem principal é Ebenezer Scrooge (Jim Carrey), velho milionário e avarento que odeia o Natal. Até que aparecem fantasmas que o convencem da importância de ser solidário. Algumas cenas comovem, mas as crianças menores não devem curtir. É que o diretor optou por um clima sombrio, em que a tristeza impera, e pode até assustar. Talvez isso explique por que não alcançou tanto êxito. (Ronaldo Victoria)