sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Livro de Eli

Denzel Washington interpreta um viajante solitário
Foto: AllMovie Photo

Se quiser bancar o fino (ou pretensioso) em roda de amigos, pronuncie assim: I-lai, ao jeito inglês. Pouco importa, seja Eli ou Ilai, o fato é que se trata de um filme muito bom, e que tem tudo para conseguir elogios. O astro Denzel Washington também é o produtor e a gente sabe que o ator, já com dois Oscar no currículo e considerado referência na comunidade negra americana, gosta de roteiros com contéudo.
A direção tem os irmãos Albert e Allen Hughes, que estavam afastados há 10 anos, desde o mal-sucedido Do Inferno, com Johnny Depp, que falavra sobre Jack o Estripador. Aqui o tema é simplesmente o fim do mundo. Logo de cara vemos Eli (Washington) vagando por uma terra seca e sem lei, resultado de uma guerra que arrasou com quase tudo e deixou poucos sobreviventes.
Logo seu caminho cruza com o do bandidão Carneggie (Gary Oldman), interessado num certo livro que Eli carrega e que, segundo o malvadão, pode dominar o resto da humanidade. Será que você adivinha que livro é esse? A mensagem final é bacana. Além da história, dois destaques: a bela fotografia, quase em preto-e-branco, e a presença no elenco de Jennifer Beals, a mocinha de Flashdance, como a mulher cega de Carneggie. (Ronaldo Victoria)