segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Desinformante

Matt Damon mergulha na paranóia empresarial
Foto: AllMovie Photo

O título original tem um ponto de exclamação, mas a tradução optou por ser ainda mais explícita com o contrário de informante. Mas a direção acelerada de Steven Soderberg e a interpretação elétrica de Matt Damon deixam claro que se trata de uma farsa. A base do roteiro é um livro de Kurt Eichenwald, um calhamaço com mais de 700 páginas.
O personagem principal é Mark Whitacre (Damon), executivo que tem rápida ascensão numa empresa de produtos químicos. Apesar disso, vira informante do governo e denuncia uma conspiração para a formação de cartel no ramo. Ou seja, as empresas combinam entre elas de monitoras os preços para nenhuma ter desvantagem e evitarem entrada de outras no mercado.
Assim ele acredita que se tornará um herói nacional. Só que o FBI exige provas, o que faz com que aceite usar um microfone escondido e um gravador em sua pasta. A partir daí, o roteiro fica complicado como o mente de Whitacre e os agentes começam a desconfiar que o cara tem uma mente delirante. A história tem uma visão interessante de uma doença séria, o transtorno bipolar, e traz um final surpreendente. (Ronaldo Victoria)