quinta-feira, 1 de abril de 2010

Julie e Julia

Meryl Streep: grandona de voz esganiçada
Foto: AllMovie Photo

Já que a arte culinária é o assunto principal do filme, é justo dizer que o resultado dessa comédia romântica é "uma delícia". Nada mais apropriado, apesar de não ser uma obra-prima do cinema (e ninguém esperava isso). É uma produção que tem um inconfundível toque feminino, não só pelo assunto e por ser escrita e dirigida por uma mulher, Nora Ephron.
Mas também porque fala de sentimentos como determinação, amor, amizade, sonho. Coisas em falta no cardápio do cinema e da vida atuais. As duas personagens centrais são Julie Powell, escritora que em 2002 desperdiça o talento trabalhando num serviço de atendente a parentes de vítimas de 11 de setembro de 2001.
Tudo munda quando elege como inspiração Julia Child, que escreveu um livro sobre culinária francesa nos anos 60 e foi apresentadora de TV. Meryl Streep e Amy Adams, que trabalharam juntas em Dúvida, estrelam mas não contracenam. Meryl colocou palmilhas especiais no sapato para aparentar o 1m90 real de Julia e reproduz sua voz esganiçada. Dá um banho e foi candidata ao Oscar. E isso é novidade? (Ronaldo Victoria)