domingo, 25 de abril de 2010

Flordelis

Flordelis dos Santos conta sua história
Foto: Google Image
É mais uma prova que continua valendo o velho ditado que boas intenções não garantem um bom resultado artístico. A idéia de contar a história da professora e cantora gospel Flordelis dos Santos, que mora no Rio de Janeiro, é muito válida, mas a forma como foi feita, no estilo docudrama, ou seja, um documentário com dramatização, resultou forçada e por vezes amadora.
A trajetória de Flordelis é de bastante coragem. Moradora no morro Chapéu Mangueira, ela acabou adotando 48 crianças, contribuindo para que muitas delas tivessem uma chance na vida e fugissem das garras do tráfico de drogas. Por conta disso, chegou a comprar briga com os chefões do morro.
A questão é que em algumas cenas a própria Flordelis revive sua vida, e ela não é atriz. Só que o problema maior é ver um desfile de atores bonitos da Globo recitando as falas das pessoas reais envolvidas. É estranho pensar em Reynaldo Giannechini como um bandidão, Marcello Anthony como o marido da parofessora ou Alinne Moraes como a menina que morreu na adolescência. Algumas cenas soam até constrangedoras. (Ronaldo Victoria)