quarta-feira, 21 de abril de 2010

Como Treinar seu Dragão

Desenho animado descontrói alguns clichês do cinema
Foto: Google Image

Depois de Shrek, o estúdio de animação DreamWorks prossegue, com esse desenho animado, a demolir clichês cinematográficos. Afinal, vikings, aqueles europeus do norte, loiros e com chapéus de chifre, sempre foram retratados como bárbaros e sanguinários. E o que dizer dos dragões cuspindo fogo?
Pois o roteiro não traz nada disso. Vikings são também caras bacanas, pais amorosos, amigos fiéis. E dragões, por que não?, têm tudo para ser excelentes bichos de estimação. A história começa com Soluço se lamentando de morar numa aldeia escura e violenta, onde só se pensa em caçar dragões e se proteger de seus ataques. Os homens são montanhas de músculos e só ganham sentido na comunidade se colecionam dragões abatidos em seu currículo. É tudo que o franzino garoto não deseja ser.
Porém, para satisfazer seu pai, ele acaba entrando num curso de captura de dragão. A turma também não engole Soluço, visto com o rótulo de "perdedor" que atormenta muitos garotos de hoje. Tudo muda quando ele encontra um dragão ferido, sem uma parte do rabo, e consegue ver que eles não são apenas as criaturas tão temidas pela aldeia. (Ronaldo Victoria)