sexta-feira, 2 de abril de 2010

Coco Antes de Chanel

Audrey Tautou interpreta o ícone da moda mundial
Foto: AllMovie Photo

O título deixa claro que o drama não conta a vida de Coco Chanel no auge da fama e sua contribuição eterna na mudança dos padrões femininos. Não aborda a velhice, como a minissérie americana protagonizada por Shirley MacLaine, nem tanto o lado profissional, tal qual fez a peça brasileira estrelada por Marília Pêra. São os anos verdes da estrela da moda, brilhantemente encarnada por Audrey Tautou.
A primeira cena mostra a menina Gabrielle sendo levada para um orfanato. Logo ela está num cabaré, onde ganha o apelido (passarinho) com que ficou conhecida a vida toda. Logo de cara se mostra independente, mas nunca teve vocação para a prostituição. O que a encanta é fazer roupas e chapéus para as bailarinas e atrizes.
Coco despreza as roupas de então, principalmente os espartilhos, vistos como escravidão, e adora se vestir de homem. Gosta do gênero masculino, mas até certo ponto. "O melhor do amor é fazer amor. Pena que para isso a gente precise de um homem", é uma de suas frases mais marcantes. A história também mostra os dois rapazes de sua vida, o paternal Balsan (Benoît Poelvoorde), e Boy Capel (Alessandro Nivola), seu grande amor. Elegante e clássico, também comove na medida certa. (Ronaldo Victoria)