quarta-feira, 17 de março de 2010

Zumbilândia

Jesse Eisenberg e Woody Harrelson: sátira brilhante
Foto: AllMovie Photo

Para se fazer uma sátira, é fundamental inteligência. Não é possível ironizar vários gêneros cinematográficos no mesmo filme se não houver no mínimo um olho questionador e atento. Por isso, Zumbilândia é uma indicação certeira para quem está cansado de lugar-comum. A comédia de humor negro mistura vários elementos, mergulha sem medo no trash, sem nunca cair no mau gosto.
A história fala de um mundo à beira do caos, em que sobreviventes de um vírus maligno (do qual o roteiro não dá muita explicação), saem à caça de quem não foi atingido. O herói é o adolescente Columbus (Jesse Eisenberg) que, como muitos jovens atuais, vive à margem de contato humano direto, trancado em seu quarto entre chats e viodeogames, sonhando com uma garota bacana. Seriam esses os zumbis em que estamos nos tornando? A comédia até provoca reflexões neste sentido.
Fugindo das ameaças, Columbus acaba encontrando o matador de zumbis Talahasse (Woody Harrelson). A dupla acaba se cruzando com duas irmãs malandras, Wichita (Emma Stone) e Litlle Rock (Abigail Breslin). O quarteto entra em várias frias e termina na casa de Bill Murray, o ator que faz o papel dele mesmo e dá um banho. Não perca. (Ronaldo Victoria)