terça-feira, 30 de março de 2010

Tsunami - A Fúria do Oceano

Disaster movie relata tragédia em cidade do litoral tailandês
Foto: Google Image

Opção das mais curiosas nas locadoras de DVD, é um disaster movie realizado na Tailândia. O roteiro não pretende ser uma adaptação fiel do cataclisma que vitimou o sudeste asiático no dia 26 de dezembro de 2004. Ao contrário, a história é bem fantasiosa e tem até uma característica interessante: tem estilos diferentes em cada parte.
O início parece comédia, e prova que os tailandeses, especialmente as mulheres, são orientais de sangue quente. É uma gente agitada, que fala mais que a boca e sempre pronta a aprontar um barraco. Há várias histórias que se cruzam, como a do casal que não se sente (ele é pescador, ela é dona de restaurante), a mãe brava que não aceita a passividade do filho, e o chefe de segurança que mal conhece a filha.
Lá pela metade, aparecem as ondas gigantes na cidade costeira. Elas surgem a partir do litoral do Japão, mas as autoridades —— como é clichê nos filmes ocidentais e se repete aqui —— não dão a menor confiança. Quando o desastre acontece, os efeitos especiais não deixam a desejar. Dá para se divertir sem compromisso. (Ronaldo Victoria)