quinta-feira, 4 de março de 2010

Ligações Criminosas

Riccardo Scamarcio, Claudio Santamaria e Pierfrancesco Favino
Foto: Google Image

É bom não confundir com uma produção americana bem mais barata e que ganhou o mesmo título no Brasil, uma aventura de segunda estrelada por atores decadentes como Michael Madsen e o rapper DMX. Esta aqui é italiana, realizada em 2005, e que nunca foi exibida no circuito comercial de cinema brasileiro. O nome original é Romanzo Criminale, dando uma idéia clara de que amor e bandidagem andam bem juntos em qualquer parte do mundo. É o que gente mais descolada (ou chata) chama de opção cult.
A história fala de um período agitado na história da lei italiana. Foi entre os anos 1970 e 1990 que um grupo de bandidos, jovens e violentos, conquistaram o submundo do país. O gângster conhecido como Libanês (Pierfrancesco Favino) monta um grupo bastante ousado e impetuoso, que passa a dominar a cena. São incluídos na turma Fredo (Kim Rossi Stuart), Dandi (Claudio Santamaria) e Nero (Riccardo Scamarcio).
Ao mesmo tempo, o roteiro mostra o comissário Scialoja (Stefano Accorsi, o galã da comédia romântica O Último Beijo), tentando perseguir o grupo e a bela Patrizia (Anna Mouglalis) pagando o preço por ter se envolvido com eles. Movimentado e interessante, tem também uma carga de violência que pode incomodar os mais sensíveis. Para ser descoberto nas locadoras. (Ronaldo Victoria)