segunda-feira, 15 de março de 2010

Ilha do Medo

Leonardo DiCaprio vive detetive em missão espinhosa
Foto: AllMovie Photo
Mesmo um filme menor de um cineasta como Martin Scorsese, já vale muito mais a pena que boa parte da produção cinematográfica atual. No caso, Ilha do Medo, que está em cartaz nos cinemas, não pode ser incluído entre as obras-primas deste cineasta que já fez belezas como Táxi Driver, Os Bons Companheiros, Cassino e Os Infiltrados. Porém, ninguém de bom gosto pode reclamar após a projeção. Só que ficará difícil incluir entre os filmes inesquecíveis.
O problema é que Scorsese parece estar distante de seu habitat, que são as histórias urbanas ambientadas em Nova York e que retratam a vida e os crimes dos mafiosos ítalo-americanos. Ele mesmo declarou que se sentiu um peixe fora d’água ao desenvolver a profissão fora de sua amada cidade e filmar em locações externas.
Esse desconforto até que passa para o espectador, que sente certa frieza e não consegue se emocionar muito. A história fala sobre Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio, ator-fetiche de Scorsese), detetive que vai a uma espécie de asilo atrás de uma paciente perigosa que afogou os três filhos. O final é surpreendente. (Ronaldo Victoria)