sábado, 20 de março de 2010

Fúria pela Honra

Meryl Streep e Liu Ye: tragédia na universidade
Foto: Google Image
A primeira coisa que chama atenção nesse drama é entender porque a estrelíssima Meryl Streep, para muitos a atriz mais conhecida hoje em dia no cinema americano, aceitou fazer um papel tão secundário. Nem mesmo o enorme talento e o inegável carisma de La Streep fizeram com que sua atuação brilhasse.
Sua personagem é Joanna Silver, socialite e espécie de patronesse de uma a universidade americana que serve de guia para jovens estudantes estrangeiros. Ela se torna apoio de Liu Xing (Liu Ye), o chinês que é o verdadeiro astro do filme. Ele começa otimista seus estudos sobre a origem do Universo, ampliando a teoria do Big Bang, e chega às tais “matérias escuras” (Dark Matter é o título original).
Porém, esbarra em algo muito sério no meio acadêmico em qualquer parte do mundo, e principalmente nos Estados Unidos: a inveja, a competição desenfreada. De amigo no início, o chefe de departamento Jacob Reiser (Aidan Quinn), passa a ser seu inimigo. O que desencadeia o final trágico, previsto pelo título nacional bobo. (Ronaldo Victoria)