sábado, 27 de março de 2010

Faces da Verdade

Kate Beckinsale entre o poder e a responsabilidade da imprensa
Foto: AllMovie Photo
É um drama político vigoroso e que faz uma reflexão, ao mesmo tempo dura e amarga, sobre o poder e a responsabilidade da mídia. A heroína, vivida por Kate Beckinsale, é Rachel Armstrong, uma jornalista que vai para a cadeia ao se recusar a tornar público, em tribunal, a fonte de uma matéria importante que abalou a política americana. Ou seja, ela não contou quem foi a pessoa que lhe repassou as informações que foram publicadas.
É uma questão bastante séria, e a forma como o roteiro coloca, por conta da intransigência de um promotor, Patton Dubois (Matt Dillon), fica evidente o abuso e o uso da força para conter a liberdade da imprensa. Ao mesmo tempo, o filme conta ponto por relatar também como a denúncia mudou a vida da acusada, Erica Van Doren (Vera Farmiga, candidata ao Oscar este ano por Amor sem Escalas), acusada de ser espiã da CIA em caso internacional.
Sem esquecer de contar como o ano em que passa na cadeia, junto com presas comuns, faz com que a vida de Rachel vire de pernas para o ar, até com o abandono do marido, Ray (David Schwimmer, o Ross de Friends). No final, a revelação de quem era a “fonte” tem tudo para surpeender. (Ronaldo Victoria)