quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

500 Dias com Ela

Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel: amor original
Foto: AllMovie Photo

Tem gente que acredita que comédia romântica é um gênero cinematográfico que ainda vive na base dos clichês, com histórias que são infinitas varações a respeito do tema "casal se conhece, se odeia de cara mas acaba descobrindo o amor e vivendo felizes para sempre." Para esses críticos (ou chatos), esse filme de estréia do diretor Marc Webb, também roteirista, é uma sugestão preciosa para que mudem de idéia.
Tudo na comédia respira a simpatia e alto-astral, apesar da história ter lá muitos pontos amargos. Os 500 dias do título são aqueles que Tom (Joseph Gordon-Levitt, que andava desperdiçado), arquiteto que não segue a profissão e trabalha numa editora escrevendo cartões de felicitação, passa ao lado da bela Summer (Zooey Deschanel).
Ele se encanta à primeira vista pela secretária do chefe. Tom é tímido mas tenta convencer Zooey de amor vale a pena. Mas ela não acredita muito nisso e pode colocar tudo a perder ao se decidir por uma relação mais estável. Será? O filme é cheio de soluções criativas, e a mais original é aquela em que a tela é dividida em duas partes. Enquanto numa acontece o real, a outra mostra a expectativa de Tom. Brilhante e inteligente. (Ronaldo Victoria)