segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes

Jude Law e Robert Downey Jr.: o médico e o detetive
Foto: AllMovie Photo

Em tempos de cinema cada vez mais forte como indústria e a tecnologia imperando, não há mais muito espaço para o romantismo e o tradicionalismo em relação a grandes personagens do passado. Lembra como era retratado Sherlock Holmes, o detetive inglês mais famoso da história do cinema? Ele andava com um sobretudo xadrez, tinha grandes costeletas, usava um boné com abas laterais e não largava um cachimbo? Esqueça.
Nesta nova versão, dirigida por Guy Ritchie, Holmes ganha a pele de Robert Downey Jr., ator talentoso e carismático que injeta no personagem doses altas de simpatia e da ironia inteligente que são suas marcas registradas. Deu tão certo que Downey ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de comédia e tem chances no Oscar. Seu Sherlock é um tipo aventureiro, atlético, que até participa de duelos de luta-livre. Reflexo dos dias de hoje, em que atitudes físicas que cerebrais? Elementar, meu caro Watson (frase que aliás não é dita em nenhum momento).
Jude Law, como o médico John Watson, deixa de lado o jeito de galã para entrar num tipo contido e intropestivo. A trama mostra os dois lutando contra uma seita comandada pelo sinistro Lord Blackwood (Mark Strong, ótimo). No resultado final, o filme agrada. (Ronaldo Victoria)