terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Usina de Sonhos

Jon Foster interpreta rapaz sem iniciativa
Foto: Google Image

O título talvez dê a entender que a história se passe em Hollywood, mas na verdade tudo acontece na cinzenta cidade de Pittsburgh, onde as usinas siderúrgicas são enormes e reais. A maior qualidade do drama romântico, baseado num livro americano de sucesso escrito por Michael Chabon, é ser original e ir além dos clichês do gênero.
O herói é Art (Jon Foster), rapaz recém-formado mas que não tem muita iniciativa na vida. Feito um Zeca Pagodinho, ele é daqueles que deixa a vida o levar. Filho de um chefão do crime organizado, Joe (Nick Nolte), que controla sua vida com mão de ferro, ele prefere trabalhar num emprego fácil. Vira balconista de uma livraria cuja gerente, a histérica Phlox (Mena Suvari), o trata como objeto sexual.
Um dia ele conhece o sedutor Cleveland (Peter Sasgaard), trambiqueiro que tem uma namorada descolada, Jane (a bela Sienna Miller). Entre eles nasce um triângulo amoroso, já que Art se imagina louco por Jane. Porém, há a segunda alternativa: ele de fato não estaria apaixonado por Cleveland? Hipótese que o roteiro não deixa de abordar, e com muita coragem. A ousadia faz com que se torne cuma boa indicação. (Ronaldo Victoria)