quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tempos que Mudam

Gerard Depardieu busca um amor do passado
Foto: Google Image

O título do drama francês (o original em francês é o mesmo, Les Temps qui Changent, 2004) dirigido por André Techinè tem duas conotações. Em primeiro lugar, fala sobre a mudança em geral, um mundo que se moderniza, para melhor ou para pior, e onde as relações se baseiam por novos códigos. No caso, destaca seus personagens, franceses que vivem no norte da África, região onde antes eles estendim seus domínios colonialistas e hoje precisam se adaptar a novos tempos.
A cidade onde se desenrola a história é Tânger, no Marrocos, para onde vai o engenheiro Antoine (Gerard Depardieu) vistoriar uma grande obra. Lá vive há um bom tempo Cécile (Catherine Deneuve), seu grande amor, com quem rompeu por uma bobagem e a quem não vê há mais de 30 anos.
As primeiras cenas mostram Antoine sendo soterrado no canteiro de obras. Será que ele morreu e tudo o mais é um flashback. Depois conhecemos Cecile, casada com um médico mais jovem e que tem um filho que tenta se adaptar ao país e ao fato de ser bissexual. Vale pela dupla central. La Deneuve, aos 66 anos, continua bela. Depardieu, aos 61, ficou gordo e deixou de ser galã, mas continua ótimo ator. (Ronaldo Victoria)