segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pintar ou Fazer Amor

Daniel Auteuil e Sabine Azema: casal aberto a novas experiências
Foto: Google Image
Este drama dirigido por Arnaud e Jean-Marie Larrieu (Peindre ou Faire l’amour, 2005) só poderia ter sido realizado mesmo na França. Tem todas as qualidades e ao mesmo tempo todos os tiques pretensiosos que caracterizam o cinema daquele país. É uma história com altos toques eróticos, em que as coisas acabam acontecendo de forma natural, sem que os personagens se questionem muito.
Tudo começa quando Madeleine (Sabine Azèma) procura um lugar para pintar e então conhece uma charmosa região onde vive o charmoso casal Eva (Amira Cesar) e Adam (Sergi López). Eva e Adam? Reparou a sutileza? O fato é que a dupla age como a serpente do paraíso para ela e seu marido William (Daniel Auteuil), que acabou de se aposentar.
Eles se mudam para o campo, a casa do casal mais novo queima, e os hospedam. A troca de casais acontece, mas em nenhum momento se coloca que Madeleine e William deixaram de se amar ou que procuram um combustível novo para sua relação desgastada. Produções mais convencionais usam essa explicação. A originalidade do roteiro é exatamente essa, pinta dentro daquele espírito francês de perguntar: porquoi pas? Ou seja, por que não? Para colocar em xeque sua modernidade, ou caretice. (Ronaldo Victoria)